Nuno Eiró, Sara Sousa Pinto e Iva Domingues repudiaram em direto uma crônica publicada no ‘Correio da Manhã’.
Os apresentadores do ‘Esta Manhã’ saíram em defesa de Maria Botelho Moniz e Cristina Ferreira na sequencia de um texto de Alexandre Pais publicada no Correio da Manhã. Em forma de nota, os profissionais da TVI repudiaram em direto a matéria na manhã desta segunda-feira, dia 3 de abril.
Nuno Eiró foi o primeiro a expressar a sua revolta: “Este fim de semana circulou uma crónica de opinião que está a fazer eco nas redes em que atenta contra a forma física de duas colegas nossas aqui da TVI. Atenção: poderiam ser da TVI como de outro canal qualquer, a nossa opinião é exatamente a mesma. Segundo: a forma física nada tem a ver com a sua performance, nada afeta a sua performance e qualidade técnica. Em terceiro: não tem a ver com género. Se vamos avaliar nesse sentido, e se esse é o parâmetro, teremos que o avaliar no feminino e no masculino“, começou por dizer.
Sara Sousa condenou também a matéria: “Nunca antes se viu um comentário destes numa crónica, num jornal, feito a qualquer homem. E eles existem, claro que sim. E essas notas não têm que ser feitas quer porque se é demasiado magro, quer porque se é gordo, se calhar está na altura de falar das mulheres como sendo inteligentes e não apenas bonitas ou feias“.
“E profissionais. Nunca nesta crónica se falou do trabalho em si, da competência em si, apenas gordofobia no estado mais puro. É inqualificável, é abjeto e não pode voltar a repetir-se. É só esta nota de repúdio que queremos deixar em solidariedade e profundamente chocados com o que aconteceu“, lamentou Iva Domingues.
Por fim, Sara Sousa Pinto encerrou o tema com uma forte mensagem: “Da nossa parte, não passará“, disse.
Veja a publicação:
Ver esta publicação no Instagram