Pedro Barroso reagiu em comunicado após a divulgação de uma nota de Susana Areal.
Após a sua desistência da “1ª Companhia“, Pedro Barroso recorreu às redes sociais para se manifestar publicamente, através de um comunicado, na sequência de uma análise comportamental feita por Susana Areal.
A profiler, que tem vindo a comentar o reality show da TVI, afirmou ter sido alvo de uma tentativa de silenciamento, após alegadamente receber uma notificação para remover conteúdos publicados nas redes sociais.
A especialista escreveu: “Acabo de receber uma notificação para retirar conteúdos, sob ameaça de ação judicial”, acrescentando ainda críticas ao que considerou ser um “comportamento agressivo” e uma “dificuldade em lidar com o erro” por parte do ator.
Perante a repercussão que a nota tomou, o ator decidiu esclarecer a situação, negando qualquer ameaça e mostrou as mensagens trocadas com Susana Areal. No primeiro comunicado, o ator começa por afirmar: “Nunca houve qualquer ameaça. O contacto efetuado consistiu exclusivamente numa notificação para remoção de publicações que utilizavam a minha imagem sem consentimento, associada a um conteúdo com um diagnóstico fechado sobre comportamento ou personalidade.”
“O pedido teve um único objetivo: retirar o uso indevido da imagem e encerrar o assunto. As publicações foram removidas.”, justificou.
“No entanto, após essa remoção, foi divulgado um novo comunicado voltando a utilizar o meu nome, apresentando o pedido como ‘ameaça’. Essa narrativa não corresponde aos factos e deu continuidade pública a um tema que poderia e deveria ter ficado resolvido.”
O ator lamenta ainda a repercussão do caso:“A exposição e propagação deste enquadramento, nas redes sociais e na comunicação social, gerou uma repercussão pública desproporcionada, incluindo reações hostis, quando a situação poderia ter sido tratada com descrição e boa conduta, desde o início. Importa reforçar que não existia qualquer direito de utilização da minha imagem para fins de promoção pessoal ou profissional.”
E garante que irá recorrer aos meios legais: “Perante o agravamento da situação, o caso seguirá os trâmites adequados junto das entidades competentes, para defesa do meu bom nome, honra e reputação. Qualquer compensação que venha a resultar destes processos será destinada a causas sociais ligadas à saúde mental e ao combate ao bullying nas redes sociais.”
“Deixo ao critério de cada pessoa analisar, de forma autónoma e crítica, o tipo de conteúdos, linguagem e abordagem pública utilizados nos perfis em Diagnósticos sobre comportamento ou personalidade, associados a imagens de pessoas identificáveis, não podem ser feitos sem consentimento, nem apresentados como conteúdo público, muito menos quando geram reações hostis.”
Pedro Barroso termina reforçando que a internet não é um espaço sem regras: “A internet não é um espaço sem lei. Este é o caminho que escolho seguir e no qual acredito.”
Leia também: Não há dúvidas! O próximo expulso da “1ª Companhia” será este nomeado
Veja aqui:

Ver esta publicação no Instagram
