Em dia de dizer «adeus» a 2023, elegemos um ranking dos seis programas que estrearam durante o ano e que ficaram aquém das expectativas dos canais.
O ano de 2023 foi cheio de novidades no que diz respeito à grelha de programação das generalistas portuguesas, algumas das apostas da SIC e da TVI tornaram-se numa verdadeira dor de cabeça para os responsáveis.
OS TRAIDORES
Fenómeno mundial, a adaptação em território nacional de “Os Traidores” não conseguiu superar o inferior “O Triângulo”, da TVI. Apesar de estar nesta lista, o programa de Daniela Ruah foi amplamente elogiado pelo público, em especial nas redes sociais onde alcançou um target há muito afastado do pequeno ecrã.
CASAMENTO MARCADO
Conduzido por Maria Cerqueira Gomes, no verão passado estreava mais um programa de casamentos na televisão portuguesa. O formato não conquistou e foi perdendo consecutivamente nas audiências para a já habitual líder, SIC.
CASADOS NO PARAÍSO
Seguindo o padrão de outras experiências sociais da SIC, este programa prometia ser uma lufada de ar fresco na televisão que não conseguiu impor-se e acabou a arrastar-se na grelha da estação durante largos meses.
MORANGOS COM AÇÚCAR
Longe das expectativas da TVI, a série acabou por ser um autêntico fracasso de audiências no linear e até para a CMTV perdeu. O último episódio da primeira temporada da trama ficou a praticamente 700 mil espectadores da liderança e o público parece ligar cada vez menos à trama juvenil.
ONDE ESTÁ O DINHEIRO?
Apresentado por David Carreira e Kelly Bailey, o “Onde está o Dinheiro?” nunca foi visto como uma aposta que fosse fazer sucesso nas audiências. Os números fracos acabam por confirmar a fraca aposta e rapidamente foi “cancelado”.
PAPEL PRINCIPAL
A ficção nacional sofre há vários anos com a crise das histórias com demasiados núcleos cómicos , e a mais recente aposta da SIC prova que o público já começa a ficar saturado. A trama é toda ela desinteressante e bastante confusa na opinião dos próprios espectadores.