Há uma petição a circular nas redes sociais a “exigir” o afastamento de Cinha Jardim do ‘Big Brother’ e da TVI.
Durante o ‘Extra’ do ‘Big Brother’ desta quinta-feira, dia 8 de maio, a polémica da toalha de Luís Gonçalves mereceu ‘sérios’ comentários de Cinha Jardim que geraram indignação.
Entretanto, o DONC percebeu que circula nas redes sociais uma petição criada pelos espectadores do reality show da TVI a ‘exigir’ o afastamento da comentadora do canal.
“Petição Pública pela Remoção da Comentadora Cinha Jardim dos Programas da TVI”, lê-se no título.
A descrição refere: “Nós, cidadãos e espectadores atentos e conscientes da responsabilidade social dos meios de comunicação, vimos por este meio manifestar o nosso profundo desagrado e indignação pelas declarações feitas pela comentadora Cinha Jardim no programa Extra Big Brother da TVI, emitido no dia 09.05.2025.”, lê-se.
“Durante a referida emissão, a comentadora acusou de forma leviana e sem qualquer prova um concorrente do reality show de ser “violador de mulheres”. Esta acusação, além de grave e potencialmente difamatória, é feita num espaço de televisão pública, sem qualquer sustentação factual, configurando uma violação flagrante dos princípios de ética, responsabilidade e respeito pela presunção de inocência.”
Os espectadores recordaram que esta não é a primeira vez que a comentadora faz comentários deste género: “Importa referir que esta não é a primeira vez que a senhora Cinha Jardim faz declarações públicas de teor acusatório, ofensivo e irresponsável, afetando diretamente a honra e o bom nome de pessoas visadas, além de prestar um péssimo serviço à audiência, fomentando o sensacionalismo em vez do debate sério e responsável.”
“Mais ainda, denunciamos a postura reiterada da estação TVI em lidar com temas profundamente sensíveis como bullying, abuso psicológico, acusações graves de abuso sexual, assédio e violação, de forma superficial, permissiva e, por vezes, conivente. Ao invés de condenar e tratar com seriedade estes temas, a TVI frequentemente silencia, ignora ou “passa pano” sobre comportamentos inadmissíveis, normalizando discursos tóxicos e prejudiciais para a sociedade em geral.”, salientam.
Até à publicação deste artigo, a petição pública já reunia mais de 200 assinaturas registadas.
Leia também: Big Brother! Pedro Crispim volta a “arrasar” Diogo Bordin: “Tudo plástico e estudado”