More

    Do Outro Lado da Acessibilidade com Pedro Teixeira

    Chamo-me Cláudio Andrade e esta é a minha rúbrica em que se vai falar de vários temas.

    E esta semana vamos falar de: ACESSIBILIDADE DIGITAL. Ninguém melhor que alguém que esteja dentro do assunto, o meu grande amigo PEDRO TEIXEIRA.

    ACESSIBILIDADE DIGITAL: É uma série de recursos que possibilita a navegação, a compreensão e a interação de qualquer pessoa na WEB ( independentemente das suas dificuldades), sem a ajuda de ninguém.

    Noutras palavras, uma internet acessível para todo o mundo. Introdução do “ACESSIBILIDADE DIGITAL” feita, vamos lá começar!


    Quem é o Pedro Teixeira?
    Pedro Teixeira é um jovem de 28 anos com uma Paralisia Cerebral leve, nunca parei de perseguir os meus objetivos. Aos 20 anos, comecei a frequentar a Escola Superior de Educação de Viseu, no curso de Artes Plásticas e Multimédia, que desenvolveu a minha criatividade, conhecimentos de informática e habilidades de desenvolvimento de redes sociais, entre outros.

    Quando acabei os meus estudos em 2018, iniciei o meu projeto nas redes sociais contra o capacitismo. Como apaixonado pelo audiovisual, gravo e produzo os meus próprios vídeos…


    Achas que o digital está acessível a todos?
    O digital na minha opinião, trouxe-nos a possibilidade de expormos os nossos pensamentos como nunca antes. A luta do capacitismo como tem estado presente em diversos de debates digitais.

    Eu próprio só com o computador uma câmara ou mesmo com o telemóvel consigo produzir os meus conteúdos e publicarmos para quem os quiser ver. Isto só foi possível com o digital, e o mais incrível é que eu não sou o único, por isso é que eu acho que está acessível a todos.

    Agora com grande tristeza minha também tenho de referir que acho que somos muito poucos influenciadores na área da deficiência quando se compara a outras áreas como as tecnologias, ou blogs de Style.

    O que falta fazer para todos terem acesso ao digital?

    Quando se fala de acessibilidade digital, dois fatores a acessibilidade dos nossos dispositivos que estão preparados e configurados para as necessidades de cada utilizador, e depois há a questão do conteúdo que está preparado para estas tecnologias. Um dos grandes é o texto alternativo uma ferramenta que todas redes sociais oferecem.

    Que aposto que mais de metade dos criadores de conteúdo digital não conhecem, o texto alternativo. Eu já fiz vídeo sobre esta ferramenta do Instagram e Facebook, neste vídeo vou-te mostrar como podes fazer publicações das tuas fotografias nas redes sociais a pensares de uma maneira inclusiva.

    Uma das coisas que eu gostava de ver mais no mundo digital é a questão do texto em áudio.

    Queres me falar um pouco do teu Tecla3?

    O canal Tecla3 Pedro Teixeira é um canal do Youtube cujo principal objetivo é provar que as deficiências não são (apenas) uma limitação, mas podem ser, acima de tudo, uma oportunidade. Eu tenho a certeza de que deficiências são transformadas em oportunidades.


    Por isso gravo e produzo os meus próprios conteúdos, informando e motivando os subscritores do canal sobre os novos produtos no mercado (por exemplo, “unboxing” e revisões desses produtos), fornecendo informações pertinentes (como as relacionadas com a legislação portuguesa e da União Europeia, Direitos Humanos, entre outros assuntos), além de importantes dicas para obter um melhor padrão de vida para pessoas com deficiência.


    Uma vez mais agradecer ao Pedro Teixeira por ter aceite este meu convite para esta minha rubrica. Obrigado.


    Esperem pelo próximo artigo em breve no DONC.

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    PODERÁ GOSTAR