DO OUTRO LADO: Chamo-me Cláudio Andrade e esta é a minha rubrica onde se vai falar de vários temas muito importantes e fulcrais na sociedade.
Este mês de dezembro escolhi falar sobre o Natal. A convidada desta semana é alguém que acompanho há muito o seu trabalho, repórter na TVI no programa “dois às 10” na atualidade do programa… está há mais de 10 anos na TVI, passando por vários programas do canal: Ticiana Xavier.
Cláudio Andrade começou a conversa por procurar saber como Ticiana festeja o Natal na sua família.
“Festejo o Natal todos os anos. É a época mais importante para a minha família que se junta sempre (tirando no ano passado por causa da pandemia).”
Ticiana foi questiona sobre a existência de uma possível tradição indispensável nesta época festiva.
“A rotina começa cedo no dia 24 cedo a fazer os típicos doces de Natal. Cada pessoa está incumbida de um diferente, para que haja variedade na mesa. Ao final do dia juntamos todos em casa dos meus tios padres (tenho 3) e jantamos todos juntos. No dia 25 pela manhã vou à missa beijar o menino Jesus. Almoço em família novamente. Adoro o meu Natal, é a época de família e tradição, não troco por nada!”, respondeu Ticiana Xavier.
Acerca da comida que enche a mesa de natal, a convidada revelou quais são os pratos que não podem faltar.
“No dia 24 comemos bacalhau, polvo e raia. Dia 25 é o cabrito com arroz no forno, e roupa velha. Doces temos sempre imensos: filhós, rabanadas, de cenoura, de abóbora, bolo-rei, e muitos outros.”
O nosso Cláudio deu a palavra novamente à convidada para que deixasse uma mensagem aos leitores desta conversa.
“A mensagem que deixo é de esperança. Esperança de que este Natal a pandemia nos dê tréguas para que possamos celebrar em família.
Boas festas”, disse.
Antes de me despedir gostaria de agradecer à Ticiana Xavier por ter participado nesta minha rubrica. Boas festas e até para o ano!
Leia também: “Do Outro Lado: António Sala assume: “Muito conservador…”“