A participação no ‘Big Brother’ mudou a vida pessoal e profissional de Marta Cardoso para sempre.
Um dos grandes nomes ligados aos reality shows da TVI, Marta Cardoso iniciou a sua caminhada na primeira edição do ‘Big Brother’ em Portugal no ano de 2000.
Na casa, Marta apaixonou-se por Marco Borges e os dois casaram-se no ano seguinte, sendo mais tarde pais de um menino, Marco. Em 2005 o casal separou-se e cada um seguiu caminhos diferentes, mantendo uma forte amizade.
Enfrentou o seu grande medo pelas alturas em 2004 ao entrar no mítico ‘Fear Factor – Desafio Total’, apresentado por Leonor Poeiras e José Carlos Araújo.
Voltou a participar num reality show, desta vez no ‘Circo das Celebridades’ de 2006 onde saiu vencedora. Começou a ser a responsável pela escolha das imagens exibidas nos Diários dos mais variados reality shows.
Pela primeira vez fora da TVI, Marta aceitou em meados de 2008 o convite da SIC para formar parte da equipa de comentadores de ‘Calor da Tarde’ no programa ‘Contacto’, apresentado Nuno Graciano, Rita Ferro Rodrigues, Maya e Cláudia Semedo em alturas diferentes.
Contudo, as fracas audiências do mesmo levaram ao cancelamento da rubrica no início de 2009 e Marta foi juntamente com Cláudia Jacques, Rute Marques, João Malheiro e José Castelo Branco dispensados.
Para assinalar os 10 anos da estreia do ‘Big Brother’, lançou o livro ‘Os Segredos da Casa’, escrito pela própria.
Em 2011 enfrentou o seu maior desafio de sempre: Foi uma das celebridades a embarcar no ‘Perdidos da Tribo’, ficando 20 dias isolada com outros colegas na tribo Himba.
Ganhou destaque como comentadora convidada especial e como repórter na primeira edição da ‘Casa dos Segredos’ no ano de 2010, tal como na segunda edição realizada em 2011 e na terceira em 2012.
Saltando novamente dos estúdios para o terreno, foi em 2013 repórter para a 4° edição da ‘Casa dos Segredos’ e também para o ‘Desafio Final 2’ que foi exibido no início de 2014.
Abraçou o desafio de acompanhar os bastidores de ‘A Tua Cara Não Me é Estranha’ em 2013 para o canal extinto +TVI.
No ano de 2014 e de 2015, a TVI apostou na 5° edição da ‘Casa dos Segredos’, seguida do ‘Desafio Final 3’ e de uma ‘Luta pelo Poder’, fazendo parte da equipa de comentadores.
Os Extras ficaram uma vez mais entregues a si em ‘A Quinta, exibida em 2015 e logo depois continuou com o mesmo papel em ‘ A Quinta – O Desafio’, estreado na primeira semana de 2016. Em ambos os formatos só ocupou as noites de sexta-feira.
Em 2016 foi apresentadora dos Extras do ‘Love on Top’ e tornou-se a partir de 2017 na apresentadora substituta de Isabel Silva nas galas quando esta não podia.
Na 6° edição da ‘Casa dos Segredos’, de 2016, foi responsável pelos Extras de Tertúlia à sexta-feira. Manteve o mesmo papel em ‘Casa dos Segredos – Agora ou Nunca’ iniciada em 2017.
Em 2018 apresentou ao lado de Serginho o ‘Late Night Secret’, uma versão melhorada dos Extras da 7° edição da ‘Casa dos Segredos’.
Em 2020 abraçou uma vez mais o papel de comentadora no ‘Big Brother 2020’ e foi no último Extra do ‘Big Brother – A Revolução’ do mesmo ano que se despediu dos reality shows.
Após a sua saída da televisão, Marta criou um negócio de venda e arrendamento de casas, regressando em 2022 à televisão onde assumiu os comandos do ‘Big Brother Famosos – Extra’.
Na vida amorosa, Marta Cardoso vive uma relação com Daniel há sete anos.
Leia também: Recorde José Castelo Branco nos reality shows