Ruy de Carvalho foi homenageado e aplaudido de pé na gala do 32º aniversário da TVI.
Na noite deste sábado, dia 22 de fevereiro, a TVI transmitiu a tão aguardada gala de aniversário da estação. O direto ficou marcado por uma arrepiante homenagem a Ruy de Carvalho.
O ator começou por recordar o início da sua longa carreira: “Pisei um palco pela primeira vez no dia 16 de julho de 1936, no Teatro Municipal da Covilhã”.
Leia também: Bárbara Parada lança “críticas” à TVI após ser ‘esquecida’ em dia especial: “Quando chega a chora…”
“O amor pelo teatro começou muito cedo, até porque tinha dois irmãos atores. Ainda cá estou, há quase 83 anos”, referiu.
“Tive a sorte de dar mais dois atores à família e ao mundo da representação, o meu filho, João de Carvalho, e o meu querido neto, Henrique de Carvalho. Ambos já com muitos anos a seguir as minhas pisadas. O conselho que vos dou é que não basta ter jeito, é preciso estudar, aprender, ver os outros a trabalhar, aprender as técnicas e saber usar os meios”, disse ainda.
Durante muitos anos um nome assíduo na ficção da TVI, o ator concluiu: “Como eu costumo fazer para terminar, vivam intensamente o que é a vida. Façam sempre o possível para não causarem mal a quem vos acompanha. Até sempre. Viva o teatro, viva o espetáculo, viva a música, a tudo o que é arte […] e a cultura portuguesa. Obrigado a todos pela vossa presença”.
Além deste momento especial, a TVI prestou ainda homenagem a outros nomes históricos. O canal entregou uma estatueta a Carmen Santos, Catarina Avelar, Maria Emília Correia, Rui Mendes, São José Lapa, Vítor Norte, Lídia Franco, Cucha Carvalheiro, Lourdes Norberto, Manuel Cavaco e Maria do Céu Guerra.
Leia também: Bomba! João Catarré abandona SIC e está de regresso à ficção da TVI