A TVI vai apostar num leque de comentadores “questionável” no ‘Secret Story 9’.
Neste sábado, dia 11 de setembro, a TVI antecipou a estreia do ‘Secret Story 9’, com Cristina Ferreira, e surpreendeu os espectadores ao anunciar o leque de comentadores desta edição.
Para surpresa de muitos internautas, os principais nomes dos formatos da TVI ficaram de fora e Susana Areal, especialista em comportamento humano, não ficou indiferente.
Através do Instagram, a profiler pronunciou-se: “Acabo de ler, com estupefação, a escolha dos comentadores para a próxima edição e só posso concluir que alguém na hierarquia falhou. Não acredito que duas pessoas inteligentes e com visão, como José Eduardo Moniz e Cristina Ferreira, tenham escolhido alguns dos comentadores anunciados e deixado de fora os 4 melhores das edições anteriores. Com certeza alguém comunicou mal a lista, ou alguém não percebe nada de realities e de pessoas escolheu os comentadores sem passar pelo topo da hierarquia, vamos ver em pormenor…”, começou por escrever.
Ao apontar os quatro nomes mais necessários nesta edição, a especialista começou por Gonçalo Quinaz: “Faz parte do leque há anos, nunca entrou em palhaçadas ou perdas de tempo, cresceu de edição para edição, e brilhou na última como o melhor comentador de galas até hoje: o mais preparado, o mais empático e com as palavras certas para concorrentes e familiares presentes. Depois de um trabalho fantástico, fica de fora?”, questionou.
Inês Simões foi a segunda mencionada pela especialista: “A única comentadora com formação em comportamento humano (licenciada em psicologia), a que melhor sabe estar nos Diários e Extras, com maior capacidade de ver além do óbvio e explicar os comportamentos dos concorrentes.”
Também Diana Lopes foi muito elogiada: “A profissional a quem a TVI e a Endemol deveriam agradecer a subida de qualidade de todos os outros comentadores. Foi a primeira a levar este papel a sério e a assistir ao canal 24 horas o dia todo. A mais preparada até hoje. Que levava notas para sustentar cada argumento. Graças a ela, os outros foram obrigados a deixar de ver apenas as imagens que lhes davam e começaram a preparar-se. O nível subiu graças a ela.”, destacou.
O último também “afastado” a receber elogios foi Zé Lopes: “Sempre o comentador com maior capacidade de analisar os dois lados de cada situação, o mais empático e imparcial, com maior cuidado em explicar sem ferir concorrentes e familiares. A bíblia dos reality shows: Ninguém se recorda de todos como ele e acrescentava conhecimento e histórico em cada programa”
Já quanto às más escolhas para esta edição, Susana Areal começou por Marcia Soares: “Péssimo trabalho na última edição, seja nos programas diários, seja nas galas. Pouco profissional. Atuou como responsável de uma Team e não como comentadora da estação. Sem cultura, sem saber falar português corretamente, sem saber estar, sem conseguir ver além do básico, não acrescenta nada. Pior: diversas meses criticou no seu X comentadores da estação, incitando ao ódio os seus seguidores. Como é que a TVI permite isto e não defende os seus comentadores no ativo? Numa empresa normal, era despedida com justa causa (o que é difícil conseguir no código do trabalho português).”
O segundo nome apontado como negativo foi o mais criticado no BB Verão pela especialista devido ao seu posicionamento em relação a Catarina Miranda: “Cândido Pereira. Acabado de chegar à TVI, teve um desempenho vergonhoso na edição de verão. Não consegue desenvolver uma ideia até ao fim, não consegue argumentar e de forma sustentada, muito menos avaliar comportamentos. Que conhecimentos tem este rapaz para o colocarem em frente das câmaras a comentar quando só demonstrou destilar ódio e nenhum conhecimento de nada?! Não tem nível nenhum para estar numa estação como a TVI errar todos erramos, foi um erro de contratação, mas permanecer no erro é estupidez”, disparou.
Apesar de elogiar Francisco Monteiro, o ex-concorrente recebeu também uma opinião negativa: “Rapaz com cultura, com classe, sabe estar e argumentar, vencedor do seu reality com mérito. Porém, pensa de forma muito diferente da grande maioria e não consegue aceitar as diferenças dos outros. Julga os concorrentes de forma impulsiva, sem lhes dar o benefício da dúvida, sem entender que as pessoas são diferentes umas das outras”
O único grande regresso é o de Teresa Silva. “Demasiado cheia de si própria. Julga os concorrentes, adjetiva, é extremamente agressiva nos comentários, parecendo mais responsável de team do que uma comentadora num canal como a TVI. Faltam-lhe bases, falta-lhe classe”, avaliou Susana Areal.
Implacável, a especialista não poupou António Leal e Silva: “Começou muito bem, mas rapidamente se deslumbrou. Não percebo esta mania de colocarem pessoas do social a comentar comportamento humano. Fala como se fosse um ser superior, com uma educação e um nível “estrastrosférico”, colocando todos os outros abaixo de si próprio. É ridículo quando o painel tem como objetivo analisar comportamentos de pessoas reais, que se comportam como no dia a dia – e 99% da população não vive a realidade que este senhor apregoa. Está muito bem para falar do social, e respectivas futilidades, mas poupem-nos de ser insultados de mal-educados e pseudo-rebaixados por “não termos nível”, diariamente, por este senhor (digo “pseudo” porque espero que estejam todos a marimbar-se, como eu, para o que este senhor diz)”
Por fim, comentou sobre Bruna Gomes: “Querida, empatia, divertida, mas nunca percebi como vai cometer galas. É notório que só vê o programa de vez em quando, não vai bem preparada, não sabe o que está a dizer. É triste ver este lugar ocupado por quem não tem mérito para isso. Ótima para programas de diversos como o “Congela”, mas não para programas que exigem profissionalismo, horas de estudo dedicação”, escreveu. A especialista sublinhou ainda que deste leque de comentadores apenas Adriano Silva Martins, Inês Morais e Isabel Figueira são escolhas positivas.
Leia também: Big Brother! As primeiras imagens de Catarina Miranda e Afonso Leitão cá fora
