Especialista condenou a posição da TVI com Dylan e Bruno na polémica no ‘Secret Story’.
Na mesma noite que Vera foi expulsa do ‘Secret Story 9‘ por ter agredido Dylan, Susana Areal, especialista em comportamento humano, não ficou indiferente ao momento e comentou o ocorrido nas redes sociais.
A profiler acusou a TVI de ignorar a violência psicológica praticada por Dylan e Vera contra Vera. “Durante toda a interação, a emoção predominante no Dylan foi a raiva. Começou por provocar, e à medida que o confronto evoluiu, passou por todos os níveis da raiva: olhar de lince, lábios fortemente pressionados, sobrancelhas baixas e inclinadas para o centro, até chegar ao último grau de evolução, quando o queixo avança para a frente. Este é o derradeiro sinal antes da violência física – o ponto em que o corpo já se prepara para atacar. O Dylan conseguiu levantar-se e afastar-se antes de perder totalmente o controlo e passar da violência verbal à física.”, começou por escrever.
“Hoje, no especial, a emoção dominante que expressou dezenas de vezes foi o nojo — tanto em relação ao tema, como dirigido à própria Vera. Ao não ser sancionado (o que, na minha opinião, deveria ter acontecido), saiu convencido de que tem razão, sem qualquer consciência do péssimo ser humano que está a revelar dentro deste jogo”
A especialista mostrou-se indignada com a falta de postura da estação em relação a Dylan e Bruno: “A Voz começou a sua intervenção para a expulsão da Vera muito bem, ao dizer: “Desde o primeiro dia, todos os que entram nesta casa sabem que aqui, cada GESTO, cada PALAVRA e cada ATITUDE têm consequências.” Ora, se isto é verdade, porque é que as PALAVRAS do Dylan e do Bruno não tiveram consequências?”
“Porque é que comportamentos sistemáticos que incluem machismo e homofobia passam impunes? É verdade que a Vera tinha de ser expulsa – não podemos banalizar a agressão física — (ainda que eu própria tivesse feito o mesmo, ou pior, se alguém se atrevesse a dizer que o meu filho devia ter vergonha de mim). Mas e as agressões verbais do Dylan e do Bruno? Essas são perdoadas e esquecidas com esta leveza?”, rematou.
Leia também: Ops! Dylan é “apanhado” a mentir em direto pela produção: “Mandou-me com…”
