Zé Maria foi o primeiro de sempre a ganhar um reality show em Portugal.
Zé Maria ficou para a história da televisão portuguesa quando no ano 2000 entrou na primeira edição de um ‘Big Brother’ em Portugal. Zé Maria, na altura com 27 anos, saiu como o primeiro vencedor de um reality show no país e levou para casa 1 automóvel e 20 mil contos, quase 100 mil euros.
A fama e a participação no programa tornaram se os seus maiores desprazeres e decidiu imediatamente afastar-se das câmaras, recusando sempre até hoje a dar entrevistas ou ir a eventos.
Atualmente, Zé Maria vive em Barrancos e encontra-se a terminar um curso de jardinagem no IEFP.
A TVI tentou fazer de Zé Maria apresentador, mas este sempre rejeitou a proposta. Em 2004 tentou atirar-se da Ponte 25 de Abril, mas alguns militares da Brigada de Trânsito da GNR impediram que o pior acontesse. Dois dias depois, a 17 de agosto, foi visto na rua totalmente nu em plena cidade de Lisboa, dia em que voltou a tentar atirar-se ao rio. A tentativa de suicídio voltou a ser travada desta vez por agentes da PSP que o levaram para o hospital Curry Cabral, em Lisboa.

Zé ficou internado no Hospital Miguel Bombarda, mas algum tempo depois voltou a ser transferido para uma clínica psiquiátrica. De lá para cá, o eterna Zé Maria do ‘Big Brother’ é acompanhado por especialistas e toma diariamente medicação para manter-se estável e evitar que volte a tentar cometer uma loucura.

Tirou recentemente um curso de jardinagem através do centro de emprego e faz de vez em quando alguns serviços nesta área para conseguir algum dinheiro. O é ex-concorrente do ‘Big Brother’ é ainda um dos colaboradores da Junta de Freguesia de Barrancos, onde vive.
Sem dinheiro nenhum do prémio e na miséria, notícia que próximos do próprio já negaram mas que a imprensa garante ser verdade, Zé recebe há vários anos o RSI e mantém uma vida simples longe das luzes da ribalta.

Em Barrancos, vila que faz fronteira com Espanha, é apenas o Zé Mário, mas ainda há quem consiga alguns minutos de conversa com homem que terá para sempre o nome marcado na história da televisão em Portugal.
Quando em 2020 foi anunciado o regresso do ‘Big Brother’ à TVI, o barranquense apanhado desprevenido pela TV 7 Dias e estas são as imagens mais recentes que existem de si.
Leia também: Bruno Savate – O sempre irreverente e polémico